23/11/2015

PURIFICADOR DE ÁGUA É ADAPTADO PARA MOCHILAS MILITARES


O Água Box, invenção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, teve versão compacta desenvolvida em parceria com engenheiros do Exército

Conseguir água para consumo, livre de microorganismos nocivos, será mais fácil em operações de selva graças a um equipamento especial desenvolvido por engenheiros do Exército Brasileiro de Manaus. A invenção é um purificador que pode ser transportado dentro de uma mochila.

A invenção responsável por produzir água potável, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Água Box, foi adaptada para uma versão compacta do equipamento, em parceria com os engenheiros do Exército Brasileiro em Manaus.

"Esse equipamento simples veio para resolver um problema que enfrentamos há muito tempo nas operações de selva", destaca comandante Militar da Amazônia (CMA),  general de Exército Theophilo Gaspar. Ele explica que a ideia é multiplicar o aparelho como material de emprego militar para ser usado pelo Exército.

A versão original consiste em um purificador de água em formato de caixa que pesa aproximadamente 13 quilos. É capaz de purificar até 400 litros por hora e funciona à base de energia solar, que carrega uma bateria capaz de acionar uma lâmpada que emite radiação ultravioleta. Já a versão adaptada para uma mochila pesa aproximadamente 8 quilos e tem capacidade de purificar até 300 litros por hora.

O Água Box tradicional já foi implantado em comunidades ribeirinhas da Amazônia, aldeias indígenas e em Nampula, uma região de Moçambique, na África. Nos próximos dias, duas unidades do equipamento serão instaladas em uma das 12 aldeias yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro (AM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também