22/11/2017

EVANGELHO DO DIA: LUCAS 19,11-28

[11]Ouviam-no falar. E como estava perto de Jerusalém, alguns se persuadiam de que o Reino de Deus se havia de manifestar brevemente; ele acrescentou esta parábola:

[12]Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar.

[13]Chamou dez dos seus servos e deu-lhes dez minas, dizendo-lhes: Negociai até eu voltar.

[14]Mas os homens daquela região odiavam-no e enviaram atrás dele embaixadores, para protestarem: Não queremos que ele reine sobre nós.

[15]Quando, investido da dignidade real, voltou, mandou chamar os servos a quem confiara o dinheiro, a fim de saber quanto cada um tinha lucrado.

[16]Veio o primeiro: Senhor, a tua mina rendeu dez outras minas.

[17]Ele lhe disse: Muito bem, servo bom; porque foste fiel nas coisas pequenas, receberás o governo de dez cidades.

[18]Veio o segundo: Senhor, a tua mina rendeu cinco outras minas.

[19]Disse a este: Sê também tu governador de cinco cidades.

[20]Veio também o outro: Senhor, aqui tens a tua mina, que guardei embrulhada num lenço;

[21]pois tive medo de ti, por seres homem rigoroso, que tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste.

[22]Replicou-lhe ele: Servo mau, pelas tuas palavras te julgo. Sabias que sou rigoroso, que tiro o que não depositei e ceifo o que não semeei...

[23]Por que, pois, não puseste o meu dinheiro num banco? Na minha volta, eu o teria retirado com juros.

[24]E disse aos que estavam presentes: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.

[25]Replicaram-lhe: Senhor, este já tem dez minas!...

[26]Eu vos declaro: a todo aquele que tiver, dar-se-lhe-á; mas, ao que não tiver, ser-lhe-á tirado até o que tem.

[27]Quanto aos que me odeiam, e que não me quiseram por rei, trazei-os e massacrai-os na minha presença.

[28]Depois destas palavras, Jesus os foi precedendo no caminho que sobe a Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.

Veja Também